Spam na música?

junho 10, 2008

A revista Época dessa semana traz desdobramentos da indústria musical. Na matéria “É música ou publicidade” a revista apresenta os novos negócios da Groove Armada, dupla inglesa de dance music, após encerrar seu contrato com a gigante Columbia.

 

A casa da Groove Armada agora a fabricante de rum Bacardi. Nessa combinação, a Bacardi poderá usar todas as músicas e os clipes do álbum em seus anúncios, sem pagar nada a mais por isso. A atitude da Groove não é nova. No final da década de 90 Sting já se beneficiava de parcerias com marcas, no caso a Jaguar, para incrementar a venda de seus discos e promover a venda de carros. A parceria deu resultados para ambos os lados e resultaram em mais de 8 milhões de cópias de discos vendidos. A reportagem não informa o que essa parceria resultou para a Jaguar, mas apresenta valores expressivos para a produção das campanhas do cantor, o que significa que o retorno deve ter sido expressivo.

 

O movimento é reflexo do cenário comercial da musica. Segundo dados informados na matéria, a venda de CDs no mundo teve uma queda de 36% entre 2000 e 2007. No Brasil o momento é pior. Desde 2000 as vendas minguaram de 94 para 33 milhões de unidades. Redução de 66% no bolso das poderosas gravadoras. Talvez a única indústria que não tenha se preparado, ou se reinventado, para a era digital.

 

Se a moda pegar, interessante será saber que banda conseguirá o patrocínio de marcas de renome como a Apple e o Google. Alguém apostaria um nome?

Links:

 

Revista Época

Matéria (Assinantes)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: