O cavalo Negrinho é o meu sócio – Rédea Solta – Parte 3

junho 29, 2008

Giovanni Rocha

Texto anterior

Textos: Fábio Almeida e Giovanni Rocha

Fotos: Giovanni Rocha

O cavalo faz parte na vida de Teófilo há muito tempo. O atual carroceiro e ex-motorista de ônibus também já foi jóquei. “Disputei provas de cancha reta no interior e até já participei de provas no Rio de Janeiro”, lembra. Ao contrário dos cavalos velozes que costumava montar, o cavalgar hoje é mais lento. Negrinho, cavalo de pelagem negra, é o atual companheiro do carroceiro. “Olha o brilho do pêlo do Negrinho. Tem que estar sempre limpo e bem cuidado, afinal ele é meu sócio”, brinca o carroceiro orgulhoso, ao admirar a luz do pôr-do-sol ao passar pela ponte do Guaíba.

O cavalo é uma preocupação constante, tanto para os carroceiros, motoristas e defensores dos animais. Muitos perdem seus animais por falta de conhecimento e estrutura para manté-los. Problemas com vacinas e não alimentação correta e, por vezes, o excesso de peso nas carroças são as principais causas de retenção dos animais pela fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação, a EPTC, que controla o trânsito em Porto Alegre. Teófilo olha decepcionado para uma carroça que vem em sua direção lotada de sacos e com o carroceiro batendo no animal. “Olha lá, aquilo não se faz”, lamenta o carroceiro.

* Resportagem publicada na revista Primeira Impressão, produzida por alunos da disciplina de Projeto Experimental em Revista, do curso de jornalismo da Unisinos (RS). Junho de 2008.

Próximo texto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: